A origem da Ética
SÃO PAULO – SP
2014
“A moral e a ética são duas invenções humanas que dependem muito do espaço geográfico que você ocupa.”
O que é ética?
A ética é a ciência do dever da obrigatoriedade a qual rege a conduta humana, trata-se também da maneira com que devemos nos comportar dentro da sociedade, ou pelo menos o que se espera de qualquer ser, por ser algo que pressupostamente qualquer um tem a capacidade de exercer, é um conjunto de valores que vão se tornando deveres dentro do meio de convivência pois passa a ser um comportamento esperado pelo próximo.
O bem é uma forma de vida é algo que mistura a capacidade de auto realização, bem estar movidos pela inteligência, segundo Baruch Espinoza uma pessoa determinada em pró de seu sucesso porém movida pela razão é capaz de realizar suas conquistas dentro de normas pré-estabelecidas porém vivendo de forma livre, ou seja, uma liberdade condicionada mas que envolve o bem para todos.
A ética também é tratado com uma filosofia moral que envolve um estudo sistemático de um conjuntos de regras que estabelecem como nós devemos nos portar diante de situações, pois não basta somente que a moral exista, por si só de nada adianta, se não houver um estudo que defina e estabeleça o bem para todos.
Pode-se dizer que a ética possui uma forte ligação com a filosofia por buscar fundamentos para relular o desenvolvimento histório-cultural da humanidade.
De acordo com Platão e Aristósteles a ética ou filosofia moral inicia-se com Sócrates , A Ética de Aristóteles era adaptativa onde servia as necessidades políticas de sua época onde as pessoas deveriram apenas se conformar com a realidade.
Quando é que a ética começa e como se originou?
Se se tem em mente a ética adequada, ou seja, o estudo sistemático do que é moralmente certo e errado, é claro que a ética poderia ter entrado em existência apenas quando os seres humanos começaram a refletir