Cal-jet
Anderson Leandro Caetano Alan Bechtold Diego V. Kopp Jonatan Zanella Seula Nilo Djone Passig
O grande crescimento em obras da construção civil em nosso país, como loteamentos, rodovias, indústrias entre outros, com consequente uso de técnicas de terraplanagem e aterramento, tem criado problemas econômicos, sociais e ambientais em áreas urbanas, devido ao aumento substancial da ocorrência da erosão de taludes.
O Brasil apresenta um clima tropical úmido, com uma alta taxa de precipitações, o que propicia a ocorrência de erosões. Além disso, o país não tem políticas de prevenção e correção do problema. Em geral, as técnicas para a solução do problema são de custo relativamente alto, como os geotéxteis e grades, fazendo com que as pessoas não se interessem financeiramente na correção das áreas erodidas.
Os grandes centros urbanos do país apresentam uma densidade populacional grande e, parte desta população busca por necessidade, criar suas habitações em encostas de morros. Estas áreas são muito propensas às erosões, situação que é agravada pelo fato das frequentes chuvas de nosso país. A erosão nestas áreas pode chegar a grandes proporções, o que pode criar risco as famílias residentes destes morros, vez que, casas podem ser soterradas por estes grandes deslizamentos de massas.
As erosões não causam prejuízos apenas na área de sua ocorrência, mas também em áreas de cotas mais baixas. A erosão ocasiona no assoreamento dos rios, diminuindo suas calhas, o que influencia