Ética: conceitos, origens e contextualização
ÉTICA e MORAL – CONCEITOS, ORIGENS
Ética e Moral são áreas de conhecimento que se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.
A Ética, ramo da filosofia, é o estudo geral do que é bom ou mau. É a investigação no campo da conduta ideal, bem como sobre as regras e teorias que a governam.
A origem da palavra Ética: - Ética vem do grego, ethos, que significa " costume", " disposição", " hábito". No latim, vem de mos ( mores), com o sentido de vontade, costume, uso ou regra. Ética é na prática, a conduta ideal e reta esperada de cada indivíduo. Na teoria, é o estudo dos deveres do indivíduo, isolado ou em grupo, visando a exata conceituação do que é certo e do que é errado.
Abaixo, algumas definições de Ética de diferentes autores:
“Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com ‘e’ curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com ‘e’ longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética. Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom. (Moore GE. Princípios Éticos. São Paulo: Abril Cultural, 1975:4)
“A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.”
(Clotet J. Una introducción al tema de la ética. Psico 1986;12(1)84-92.)
“A Ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não-humanos mais próximos. Nós abandonamos o pressuposto de que a Ética é unicamente humana.A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é