planejamento filosofia 1
10 GERED
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO IRMÃO LEO
PLANO DE ENSINO DE FILOSOFIA PARA
O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: AURELIO DOS SANTOS SOUZA
CAÇADOR, 13 DE FEVEREIRO DE 2012
EMENTA DA DISCIPLINA
A pergunta acerca da natureza da filosofia é um primeiro e permanente problema filosófico. Não podendo ser solucionado aqui mais que parcialmente (nem devendo ser solucionado integralmente em nenhum lugar), cabe-nos, porém, a tarefa de delinear alguns elementos para uma contextualização mais adequada dos conhecimentos filosóficos no ensino médio. Tomando-se como ponto de partida o III do § 1o do Artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394 de 20/12/1996), no qual se afirma que o educando ao final do ensino médio deve demonstrar o “domínio dos conhecimentos de Filosofia.
“A Filosofia costuma quebrar a naturalidade com que usamos as palavras, tornando-se reflexão”1.
Portanto, ao pensar o ensino de filosofia no ensino médio, requer uma postura crítica diante dos fatos ou acontecimentos aparentemente óbvios do cotidiano. O papel da filosofia seria então, o de desvelar ou ainda revelar as intencionalidades do fatos ou acontecimentos cotidianos.
OBJETIVO GERAL
A proposta da filosofia é a de aprimorar ou lapidar, parafraseando a Lei nº 9.394/96, Artigo 36, Inciso III,, o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. De uma forma geral, o objetivo da filosofia é levar o educando a ter condições de responder de maneira autônoma às diversas questões que se lhe apresentam no cotidiano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Construir e aplicar conceitos filosóficos para a compreensão da realidade, Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações filosóficas de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema do dia-a-dia.
Explicar como se forma o conhecimento.
Compreender a