Planejamento
tarefa da empresa e do ambiente geral. Ao rastrearem as ameaças ambientais e as oportunidadesdisponíveis para a empresa e ao desenvolverem estratégias para orientar esses elementosambientais, os dirigentes do nível institucional precisam de um horizonte de tempo projetado alongo prazo, de uma abordagem global envolvendo a empresa como um todo integrado derecursos, capacidades e potencialidades e, sobretudo, precisam utilizar decisões baseadas em julgamento, em vez de decisões baseadas em dados.
O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisõesenvolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodosde tempo. É um planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e édesenvolvido nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa. É um processo continuo detomada de decisões estratégicas. Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas nofuturo, mas sim de considerar as implicações futuras de decisões que devem ser tomadas no presente. De forma geral, o planejamento estratégico, nos negócios e na administração dequalquer tipo de organização, está relacionado com uma pergunta: Qual é o nosso negócio?,Planejar numa perspectiva estratégica envolve responder essa pergunta não apenas em termos de passado e do presente, mas também do futuro. O passado e presente estratégico referem-se à postura estratégica, ao passo que o plano estratégico diz respeito ao planejamento estratégico propriamente dito.Todo planejamento estratégico deve subordinar-se a uma filosofia de ação. Neste sentido,existem três tipos de filosofia de planejamento:
a) Planejamento conservador: sua filosofia está refletida nas decisões no sentido de obter resultados bastante bons, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na empresa, conservando as práticas atualmentevigentes.
b) Planejamento otimizante: