Typo
A Tipografia
A tipografia (do grego typos — “forma” — e graphein — “escrita”) é a arte e o processo de criação na composição de um texto. A forma da letra é capaz e distanciar ou enfatizar o significado de uma palavra. Cada detalhe do seu desenho nos remete a certas características conscientes ou inconscientes.
História
Na Idade Média com monges copistas, a tipografia começou a ter destaque, os mesmos faziam copias de textos importantes com um trabalho tipográfico que marcou muito a época, em principio, a tipografia limitava-se a caligrafia gótica escritas à mão, o estilo gótico se manteve até o surgimento da imprensa. Com a imprensa a tipografia passou a ser reproduzida sobre papel pela aplicação de sinais gráficos ou carimbos molhados com tinta, sendo o primeiro meio de comunicação em massa produzido pelo homem, tendo como indícios que os primeiros tipos de impressão foram realizados sobre panos com o uso de matrizes de madeira. Mesmo com a maioria da população ainda analfabeta.
Composição
O termo tipo é o desenho de uma determinada família de letras como por exemplo: verdana, futura, arial, entre outras. As variações dessas letras como ligth, itálico e negrito, de uma determinada família são as fontes desenhadas para a elaboração de um conjunto completo de caracteres que consta do alfabeto em caixa alta e caixa baixa, números, símbolos e pontuação. a maioria dos casos, uma composição tipográfica deve ser especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objetivos da sua publicação. Em trabalhos de design gráfico experimental os objetivos formais extrapolam a funcionalidade do texto, portanto questões como legibilidade, nesses casos, podem acabar sendo relativas. Há necessidade de se pensar na forma como se devem utilizar os tipos. No caso das fontes, é importante que seja uma fonte com serifa, que são pequenos traços ou espaçamentos aplicados às