Fisiologia
HOMEOSTASIA DO MEIO INTERNO: Processos fisiológicos que atuam para manter o organismo em constante equilíbrio.
FEEDBACK NEGATIVO: Consiste numa sequencia de variações que fazem com que o fator orgânico que esteja aumentando ou diminuindo retorne a seus valores normais ou próximo deles. Ex.: Uma elevação na concentração de CO2 nos líquidos orgânicos é percebida pelo centro respiratório no sistema nervoso central, o qual determina uma respiração rápida e profunda, ocasionando aumento da inspiração de O2 e da expiração do excesso de CO2;
FEEDBACK POSITIVO: Amplifica a mudança da variável. Isto tem um efeito desestabilizador, pelo que não contribui para a homeostasia. Ex.: Nos nervos, um potencial elétrico (mesma tendência) > a favor do estimulo.
CANAIS QUIMICAMENTE MODULADOS: São canais cuja a abertura depende da presença de uma determinada substancia química, de modo que as medidas das concentrações desta substancia química se elevam, maior numero de canais alteram sua configuração.
Proteina receptora em geral localizada na superfície da membrana célula que permite a sinalização intracelular ou seja uma substancia sinalizadora liberada por uma célula (hormônio) reconhecerá a célula alvo através de sua ligação quimica com a proteina receptora a formação do complexo sinalizador receptor promovem alterações bioquímicas da célula alvo, culminando num efeito biológico.
RECEPTORES INTRACELULARES: Esses receptores são estimulados por substancias lipídicas que atravessam a membrana por difusão simples. Ex.: hormônios esteroidais e tireoidianos. A formação do complexo horminio/receptor