A origem da imprensa no Brasil e no mundo
- O Jornalismo impresso surgiu no início do século 17 com o lançamento de dois semanários na Alemanha no ano de 1609. Nos anos seguintes a novidade se espalhou pela Europa: Em 1620 em Londres, na Inglaterra. Em 1636, na Itália e em 1661 na Espanha.
A imprensa surge na Europa nos fins da Idade Média, num período marcado por uma série de outras transformações:
. Desenvolvimento do comércio interno
. Aparecimento das primeiras indústrias
. O período do Renascimento
. Expansão da vida urbana
. Criação das universidades
. Formação de uma nova elite intelectual
- Se no início a imprensa foi recebida com entusiasmo pelos detentores do poder político, por volta do século 16 esse quadro começa a mudar. Tanto a igreja quanto os governos estabelecem controle rigoroso da atividade da imprensa. As duas formas de controle: . Sistema de privilégios por meio de concessão de monopólio da imprensa, através de patentes pessoas selecionadas pelo governo e que lhe eram fiéis. .Sistema de vigilância,permitindo a propriedade de tipografias a particulares mas exercendo a verificação prévidas obras a serem impressa, ou seja, censura.
- Este controle é apontado pelos estudiosos com uma das causas para a demora dos surgimento dos primeiros jornais impressos. Estes surgem no início do século 17 em lugares onde havia centros de comércio. Naquela época ainda não existia a figura do repórter e nem a reportagem. O jornal publicava textos retóricos em que o objetivo era e expressar opinião e exaltação a instituições como o Estado e a Igreja.
- Havia ainda informações sobre casamentos, viagens de príncipes e festas da realeza. Também eram relatados fatos de interesse comercial e político, como chegadas e partidas de navios, tempestades, atos de pirataria, guerras e revoluções.
- Neste período os turcos impediram o acesso comercial ao Oriente, forçando os países europeus a buscarem alternativas de rotas. Portugal e Espanha empreenderam