A história da imprensa no Brasil
BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL /
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
ENNY CRISTINE WEBER
A HISTÓRIA DA IMPRENSA NO BRASIL
BOA VISTA - RR
OUTUBRO DE 2012
ENNY CRISTINE WEBER MAYER
A HISTÓRIA DA IMPRENSA NO BRASIL
BOA VISTA - RR
OUTUBRO DE 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS GERIAS
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4. JUSTIFICATIVA
5. METODOLOGIA
6. DESENVOLVIMENTO
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
“Os meios de comunicação são rodas de fiar no mundo moderno e, ao usar estes meios, os seres humanos fabricam teias de significação para si mesmo” (THOMPSON, 1998, p. 20).
Como seres humanos, temos a necessidade de nos relacionar com outras pessoas e para haver essa relação é necessário a comunicação.
Com o desenvolvimento social em grupo, o homem precisou dar nomes aos objetos e os sons surgiram para isso. Mas para perpetuar a comunicação era necessária a criação do alfabeto e da escrita. O alfabeto ajudou a construir a história e foi uma grande conquista para vários povos:
Índia, China, Coréia, Japão, Mesopotâmia, Egito, regiões da Europa e dos povos maias e astecas. A pictografia surgiu na mesopotâmia e ela representava pela associação de palavras um objeto ou um ser. Com isso a escrita se afastou da imagem e se associou a uma representação analógica dos objetos. Para que fosse exercida de uma forma melhor a comunicação, o homem criou o alfabeto, à escrita. Somente através da escrita houve um suporte estável da comunicação, porque é mais eficaz e duradoura, a mensagem não se perde na memória como antes ocorria com o som ou o fogo. Com o passar do tempo houve a necessidade do surgimento da prensa gráfica, que foi inventada aproximadamente no ano de 1450 na Europa por Johann Gutenberg de Mainz. Antes disso na China e no Japão, no século VIII,