A Origem Da Educa O Escolar No Brasil
Movimento da contrarreforma católica
Com o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo a igreja católica organizou uma ordem religiosa formada por padres Jesuítas que eram subordinados a em regime especifico para obterem os resultados propostos.
Em 1549 os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil junto com o primeiro governador Tomé de Souza. E eles não trouxeram apenas a moral, a religiosidade e os costumes europeus, mas trouxeram também os métodos pedagógicos que duraram cerca de 210 anos. Os jesuítas sabiam que não seria possível converter os índios a fé católica sem que estes soubesse ler e escrever.
Dessa forma os jesuítas fundaram as primeiras instituições de ensino no Brasil Colônia. Alguns princípios se sobressaiam nas escolas jesuítas: a unificação do método de ensino por todos os professores, ênfase na concentração e na atenção silenciosa dos alunos e um processo de ensino ligado a repetição e memorização dos conteúdos. Os principais centros de explorações tinham colégios. Por isso a igreja católica foi tão importante para a educação brasileira formando assim os traços culturais e a predominância religiosa no pais.
Para se manter os jesuítas utilizavam a mão de obra indígena em sua agricultura e ainda recebiam apoio financeiro da Igreja. Os jesuítas ensinavam Letras, Filosofia e Teologia. No entanto os colonos estavam interessados em transformar os índios em escravos e para que isso não ocorresse os jesuítas afastaram os índios dos interesses dos seus colonizadores afim de realizar o processo de catequização. Diante dessa situação muitos conflitos foram desencadeando o início das Guerras Graníticas- espanhóis e Portugueses tinham as melhores condições e assim venceram os índios e jesuítas e em 1959 os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Marques de Pombal daí em diante a educação no Brasil se tornou um caos. Até que a Família Real permitiu uma nova ruptura com