A Origem Da Cidade
A Lagoa do Barro foi em 1956 as cassa eram uma distante da outra, as primeiras pessoas a habitarem a Lagoa do Barro foi a senhora Maria de Tonho Velho e o senhor Antonio de Joaquina e dona Virgínia e a senhora Artina. A lagoa do Barro há em media 1500 habitantes.
No ano de 1956 a Lagoa do Barro não tinha calçamento, água encanada, energia elétrica, não tinha rede de esgoto. E hoje tem tudo isso, hoje tem estrada asfaltada, só era um corredizinho estreito que só passava animais e carro de boi.
A maioria dos senhores que vivem hoje na Lagoa do Barro moravam no Baixão do Tobias e se mudaram para a Lagoa do Barro que se formou um povoado.
Essas pessoas que moravam no Baixão eram Pedro de Judite, Zefinha de Zé Baixão, dona Julia de Simpilicio e etc.
Memórias literárias
Na lagoa do Barro, no ano de 1956 o meio de transporte era carro de boi, cavalo, jumento, bicicleta e etc.
Não tinha transito porque era muito difícil ver um carro.
O povo trabalhava na roça e nas casas de farinha, e toda a vida compriam com os seus costumes e obrigações.
A única diversão das crianças era brincar. Os meninos brincavam de bola de gude, futebol, carrinho de rolimã, e andar de bicicleta. As meninas brincavam de macacão, boneca de espiga de milho, boneca feita de pano feita em casa.Também brincavam juntas meninas e meninos de ciranda cirandinha e nessa brincadeira acabava em namoro, outras pessoas com o primeiro que namorava já tinha que si casar.
As diversões dos adultos eram a festa de São João, e algum tempo depois chegou a igreja com as novenas.
A televisão chegou a Lagoa do Barro em 1969 a 1970, e eram ligadas a baterias de carro, a reação das pessoas foi de muita alegria, quem não tinha televisão em sua casa ia para casa de quem tinha para assistir. As mulheres ate esqueciam as panelas no fogo.
A vida das pessoas era simples e tranquila,não tinha violência como hoje.
A Lagoa do Barro mudou muita coisa chegou luz, água, posto de saúde, calçamento e