Origens e Evolução das Cidades
2013
Resenha - SJOBERG, Gideon. Origem e evolução das cidades. In: Cidades: a urbanização da humanidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1972. Tradução de J. Reznik.
À cerca de 5.500 anos atrás o homem começou a morar em cidades. Dois fatores são importantes e devem ser analisados. O primeiro foi os fatores que contribuíram para o surgimento das cidades. O segundo foi os estágios que as cidades passaram em sua época de urbanização. O primeiro estágio foi antes da urbanização das cidades que o povo se dedicava a busca por comida. O segundo foi na sociedade feudal que já havia avanço nas técnicas de aquisição de alimento, como os alimentos eram para consumo próprio eles retiravam uma parte para deixar de reserva alimentar. Com isso eles poderão especializar o trabalho, criando diferentes estruturas de classes favorecendo a organização da mão de obra.
Antes de chegar ao terceiro nível de evolução, devem- se observar dois elementos pré-idustrial. Um deles e a linguagem escrita, e o outro é a carência de fontes de energia, exceto humana. Foi nessa segunda base que as primeiras cidades apareceram. Voltando ao início, o terceiro estágio de desenvolvimento das cidades é mais complexo que os outros dois citados anteriormente, pois, nesse contexto já existe novas fontes de energia para serem utilizadas, além da humana, e, outro fator da utilização da linguagem como meio predominante da educação da população.
Um dos fatores importantes para o surgimento das cidades foi a organização social, que favorecia a distribuição estratificada dos grupos sociais, delegando funções específicas de acordo com o nível social (classe dominantes: políticos e religiosos; classes submissas: camponeses ou servos). Outros fatores são as condições topográficas do local, pois se nessas regiões não houvesse solos agricultáveis e rios que pudessem ser utilizados tanto para o irrigamento e para o consumo humano, as cidades não conseguiriam se desenvolver.
No vale entre os rios Tigre e