O Sistema Geniturin Rio

1298 palavras 6 páginas
O Sistema Geniturinário

Esse sistema é de grande importância para o ser humano, pois é responsável por grande parte do funcionamento de nosso organismo. É formado por órgãos uropoéticos, que são responsáveis por fazer a urina e guardá-la temporariamente até que seja eliminada para fora do corpo. Na urina podemos encontrar diversas substâncias, entre elas há: potássio, reia, ácido úrico, sódio, bicarbonato, entre outros.
Os órgãos que compõem o aparelho urinário, que fazem parte do geniturinário podem ser separados em dois:
Órgãos secretores - que são os produtores da urina e os órgãos excretores, os responsáveis por processar a eliminação da urina. Esse sistema ainda compreende os rins (produtores de urina), os ductos ou ureteres (levam a urina até a bexiga), e a uretra (por onde é eliminada a urina).
As demais estruturas que fazem parte do sistema urinário têm a função de um encanamento compondo as vias presentes no trato urinário e não mudam ao longo do caminho.

Sistema Reprodutor Feminino: Além do sistema urinário, ainda fazem parte do Geniturinário o Sistema Reprodutor, que na mulher tem o formato de uma pera, compondo os órgãos genitais internos de que fazem parte a tuba uterina, o ovário, a vagina e o útero, assim como os órgãos genitais externos que são compostos pelos lábios menor e maior, o vestíbulo da vagina, o monte púbico, o clitóris, as glândulas vestibulares maiores e o bulbo do vestíbulo.

Sistema Reprodutor Masculino: Nos homens os órgãos genitais são outros e são compostos pelos testículos, os ductos deferentes, os epidídimos (que ficam no escroto), os ductos ejaculatórios, as vesículas seminais, as glândulas bulbouretrais, a próstata, e o pênis. Os órgãos citados são encontrados em pares, com exceção do escroto, da próstata, e do pênis.

O Sistema Urinário Humano É Formado Pelos Seguintes Órgãos:
Bexiga urinária - A função da bexiga é acumular a urina produzida nos rins. Uretra - A uretra é um conduto membranoso, que faz parte do sistema

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas