A OPINI O P BLICA
De uma forma simples e sintética, podemos afirmar que a opinião e um pensamento predominante do grupo sobre uma questão ou até mesmo de uma pessoa. E um juízo adotado de forma coletiva pelo grupo. No pensamento coletivo que nos faz referencia e a soma de todas as opiniões particulares, nem sua síntese, mais sim o resultado do que chamamos dos processos sociais gerais. Ocorre com a opinião pública algo semelhante ao que ocorre entre a sociedade e o individuo. Para Tarde, a sociedade não passa de uma soma de consciências individuais, a sociedade seria uma natureza de ordem psicológica como elementos que se compõe.
Os indivíduos formadores da sociedade não somem apenas formam uma realidade nova, diferente da química onde a síntese anula e faz desaparecer os componentes. Salvo claro em hipóteses fora do comum de massificação coletiva, o coletivo de forma nenhuma anula a vida individual que em vários casos pode assumir figuras variadas do anti-social como por exemplo no caso do delinqüente,gênio e ate mesmo do revolucionário.
Isto evidencia, portanto que o coletivo não e a soma dos indivíduos nem mesmo a síntese de todos: e um novo produto uma nova realidade, o comportamento do individuo quando ele esta só pode mudar profundamente quando ele esta em grupo ele pode fazer coisas que jamais se imaginou capaz, um exemplo simples que o texto retrata se alguém estiver sozinho e observar que alguma coisa esta pegando fogo geralmente se empenhara em apagá-lo buscando auxílio de outras pessoas . Mas se estiver em um local de grande amontoado de pessoas como um teatro ou cinema e escuta alguém grita fogo imediatamente ocorrera um tumulto tão grande e desesperado que acabara ferindo e matando bem mais pessoas atropeladas e pisoteada pela multidão do que pelo próprio fogo.A multidão em tumulto e capaz de cometer as mais barbáries atrocidades ,como de uma mulher que foi confundida de ter cometido rituais