A PROPAGANDA E A OPINI O P BLICA ESCRITO
1507 palavras
7 páginas
OPINIÃO PÚBLICAFalar de opinião pública é assunto controverso. Na verdade, o conceito de opinião pública vem se transformando através dos tempos. No século XIX ocorreu a primeira revolução industrial, surgiu a imprensa e as reivindicações deixaram de representar apenas os interesses de um grupo dominante, abrangendo caráter não só político, mas também social e econômico.
Os estudiosos da opinião pública consideram-na, antes de qualquer coisa, um estudo essencialmente interdisciplinar que envolve a Sociologia, a Psicologia Social, a Ciência Política e outras. O senso comum utiliza o termo opinião pública com naturalidade, mas ao investigador interessa saber o que é opinião pública. A reflexão nos leva, automaticamente, a lembrarmos de grupo, de público, de atitude de maioria, de opinião, do indivíduo no grupo, no público.
De fato, a opinião tem sua origem nos grupos, mas só assim não caracterizaremos a opinião pública, porque esses grupos transformam-se em públicos quando se organizam em torno das controvérsias, discutem, informam-se, refletem, criticam e procuram uma atitude comum. Sabemos que o ser humano, é um ser social e não vive sozinho. No mínimo pertencerá ao grupo primário “família”. Na verdade, ainda não se sabe qual é a real natureza do termo opinião pública, mas analisando o que dizem os especialistas podemos encontrar pontos de destaque:
- a opinião pública está diretamente relacionada a um fenômeno social que poderá ou não ter caráter político;
- é um pouco mais que a simples soma das opiniões;
- é influenciada pelo sistema social de um país, de uma comunidade;
- é influenciada pelos veículos de comunicação massiva;
- poderá ou não ter origem na opinião resultante da formação do público;
- não deve ser confundida com a vontade popular, pois esta se relaciona aos sentimentos individuais mais profundos;
- depende e resulta de uma elaboração maior; não é estática, é dinâmica.
Desta forma, chegamos às características da opinião pública que,