A onda
Resumo do filme “A Onda”
O filme “A onda” (The wave) foi feito em 1981 e é caracterizado por ser baseado em uma história real vivenciada por alunos nos Estados Unidos e realizada por um professor de história.
O filme conta a história de um professor de uma escola americana que ao se deparar com o questionamento de uma de suas alunas percebe que não possui conhecimento suficiente para respondê-lo. A aluna, Laurie, questiona sobre o motivo das pessoas darem as costas enquanto os nazistas sumiam com pessoas por toda a parte e os alemães ainda alegavam que não sabiam nada a respeito disso. Na aula seguinte, o professor aplica uma atividade com o que intuito de alcançar uma resposta para essa questão junto com os seus alunos, e começa a experiência denominada “A Onda”.
“A Onda”, segundo o professor Ross, é uma forma de seus alunos aprenderem sobre a disciplina, do poder para alcançar objetivos em comum e também é um símbolo de mudança que tem movimento, direção e impacto. No começo, alunos que eram rejeitados pela turma começaram a se sentir especiais por fazerem parte dessa nova comunidade e logo, “A Onda” começou a dominar tudo, fazendo com que os alunos ficassem alucinados por fazerem parte dela. Os alunos começaram a achar que todos que eram contra “A onda” deveriam ser “exterminados”, visto que esses iriam acabar fazendo com que “A onda” acabasse e essas pessoas que eram contra ela ficavam com medo de falar para todos sobre isso.
No final, o professor Ross reúne todos os membros da “A onda” no auditório e fala para todos que esse grupo não existe e que não passou de uma experiência. Ele conseguiu mostrar que as pessoas que faziam parte desse grupo se achavam melhores dos que aqueles que não faziam parte, que os alunos deixaram a luxúria os controlarem e o professor mostrou também que tudo aquilo iria fazer com que os alunos agissem como os nazistas.