A ONDA RESENHA
“A ONDA”
A Onda (título original: Die Welle) é um filme alemão de 2008 dirigido por Dennis Gansel e estrelado por Jürgen Vogel, Frederick Lau, Jennifer Ulrich e Max Riemelt. É inspirado no livro homônimo de 1981 do autor americano Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda. O filme foi produzido por Christian Becker para a Rat Pack Filmproduktion. Obteve sucesso nas bilheterias alemãs e depois de dez semanas, 2,3 milhões de pessoas haviam assistido ao filme.
O filme apresenta Rainier um professor, de personalidade forte e também ótimo professor. Logo no início do filme o professor se apresenta como individuo rebelde que, enquanto dirige para ao trabalho, escuta e canta Rock de um modo frenético. Rainier é um professor carismático e que apesar de estar diante de uma turma de alunos dispersos e desinteressados com pouco tempo consegue conquistar e atrair a atenção da maioria deles. Ele estaria prestes a iniciar um pequeno projeto já tradicional da escola, em que cada professor aborda diferentes formas de governos em suas classes, duração de apenas uma semana.
Sem poder opinar sobre o tema o professor Rainer foi escolhido para desenvolver um projeto com sua sala em qual a tema era governos autocratas, como o nazismo e o fascismo. Rainier com seu jeito carismático inicia sua aula expondo os pontos fortes e negativo da autocracia pergunta aos alunos se eles acreditavam ser possível, na Alemanha moderna, o surgimento de uma nova ditatura, por descartarem essa possibilidade Rainier propõe então que a turma faça um experimento onde se reproduza a liderança fascista a partir desse momento se inicia a tragédia.
O professor apresenta fascismo, nazismo "A Onda" de forma envolvente, os alunos mais problemáticos da turma se identificaram de imediato pois o professor Rainier desenvolveu um método de ensino deixando o ensino tradicional de lado. Apenas os pontos positivos são aplicados inicialmente, a maioria dos alunos se mostram mais