Resenha A Onda
Leitura e Produção
Carlos Rene Ayres
Alunos: Rodrigo Ivan Mohr, Luis Augusto Queiróz
Resenha do Filme A Onda
O filme ‘’ A Onda ‘’, do diretor Dennis Gansel, narra a experiência do Professor Rainer Wenger com sua turma, no curso de Autocracia disponibilizado pela escola durante uma semana. Apesar de Wenger preferir pelo curso de anarquismo, elabora um engenhoso dispositivo de educação para mostrar a sua turma, uma terceira geração pós Segunda Guerra Mundial, como seria fácil instaurar uma ditadura na Alemanha. Wenger, então, decreta regras que devem ser seguidas por seus alunos sem hesitarem. Os alunos devem se levantar quando quiserem falar, são reorganizados nas carteiras conforme suas notas e deverão vestir camisa branca e calças jeans, marcham em sincronia para se sentirem um só e até devem chamá-lo de Herr Wenger, ou seja, Senhor Wenger. A Onda, como o movimento é chamado, ganha a total doação de seus membros. Criam um símbolo e uma saudação que remetem uma onda e divulgam o movimento através de pichações, adesivos e web sites. É nesse ponto que se mostra claramente os ideias fascistas e como facilmente são implantados na sala de aula, mas poderia ser em uma grande massa ou num determinado grupo, criando assim um grande numero de pessoas fanáticas a um objetivo.
Tanto o professor quanto os alunos deixam o movimento sair de controle tomando ares violentos, levando-o como prioridade em suas vidas. Quando a Onda se torna um perigo a todos, membros ou não, Wenger convoca uma reunião decidido a dar fim ao grupo. Essa reunião sai do controle quando um dos membros mais radicais não aceitando o término, dispara um revolver contra outro membro, logo após se matando. Rainer é preso no final e não se dá dicas de como foi seu futuro, ou como se repercutiu essa trágica história.
O filme tenta nos mostrar como somos facilmente manipuláveis, seja através da mídia, seja por amigos ou família. Enfim, é realmente