A onda- Resenha
Filme: A ONDA
Título original: THE WAVE
Autor: Todd Strasser
Direção: Dennis Gansel
Ano de Produção: 1981
RESENHA
O Filme “A Onda” baseado em fatos reais, em abril de 1967, em Palo Alto, Califórnia. Foi reproduzido em 1981 pela direção de Dennis Gansel. Visa através das aulas de historia exemplificar e explicar de que forma aconteceu a genocídio na 2ª Guerra Mundial, em um movimento intitulado como nazismo.
Tal movimento baseava-se em disciplina, poder e liderança, a partir disto ocorreu um dos maiores crimes da humanidade. Discriminação e tortura foi uma mínima parcela do que houve com milhões de judeus, homossexuais, negros e todos os que não faziam parte da raça “ariana”.
Com base nisto o professor de historia até então sido questionado como milhares de pessoas havia se calado diante desta atrocidade, decidiu implantar a disciplina em sua classe com o lema “o poder pela disciplina, o poder pela comunidade” levando todos os adolescentes a crer que existia um grupo no qual os mesmos estavam inseridos, sendo que os que não participassem seriam excluídos e discriminados. Um casal de alunos que não concordava com tal “revolução” decidiu contestar o professor afirmando que o mesmo havia passado do limite com tal movimento sendo assim ele disse que iria acabar com isso de sua forma.
Então o professor marcou um encontro com todos os alunos no auditório dizendo-lhes que iria apresentar o seu líder. Foi quando todos se deram conta do ocorrido, perceberem que estavam seguindo a mesma ideologia de todos os alemães que seguiram Hitler e nem haviam questionado o porquê sacrificar milhões de vidas inocentes apenas aceitaram o que lhes era dito, ou seja, “cegaram-se” pelo poder e glória.
Podemos perceber que esta aula de história vai muito mais além do que uma simples aula, este professor ciente de sua influencia sobre os alunos decidiu lhes dar uma experiência “extracurricular” que os mesmos jamais poderiam