A OFERTA E A DEMANDA
A Oferta é a quantidade de um bem que o produtor pretende disponibilizar em um determindade espaço de tempo.
Já a Demanda é exercida pelos consumidores, demandando certa quantidade de um bem em um determina de período.
Teóricamente, a Oferta possui relação direta com o Preço do bem, e a Demanda relação inversa.
Quando a Oferta de um bem é alta, seu preço também tende a ser alto, pois sua curva possui inclinação positiva. Quanto menor a oferta, menor o preço.
A Demanda, possuindo declividade negativa tende a ser alta quando o preço do bem está baixo, e ela pode diminuir quando o preço desse bem subir.
Pode-se entender que a Demanda e Oferta são duas 'forças' inversas. Com o oferta muito alta e prelos altos, a demanda tende a diminuir.
Mas, pode-se achar um ponto que é denominado "Ponto de Equilíbrio" (PE). Esse ponto se dá quando a Oferta seja igual a Demanda. Ou seja, está se ofertando uma certa quantidade de um bem que satisfaz a sua procura. Fora desse ponto, quando a oferta supera a procura, diz-se que há um 'excesso' de oferta. Isso força os produtores a diminuir a oferta e consequentemente o preço, pra se chega novamente ao PE.
Quando a demanda é maior que a oferta diz-se que houve uma escassez do produto em questão. Pra se chegar novamente ao PE, a demanda deve diminuir-se, o que pode ser feito através de um aumento no preço do bem.
Demanda (ou procura) é a quantidade de um bem ou serviço que um consumidor deseja e está disposto a adquirir por determinado preço e em determinado momento.
Oferta é a quantidade de bens ou serviços que se produz e se oferece no mercado, por determinado preço e em determinado período de tempo.
A demanda depende de fatores, como por exemplo:
- Preferência do consumidor - se o consumidor mudar sua preferência, a demanda pelo bem ou serviço será afetada.
- Poder de compra do consumidor - se o consumidor não tiver condições financeiras para adquirir o bem ou o serviço, a demanda não existe em termos