A OBSERVAÇÃO E O CUIDADO NA ENFERMAGEM
Com o passar dos anos as relações entre o profissional da enfermagem com o paciente vem se estreitando.
A enfermagem é exercida no encontro com o cliente e sua família, durante o qual o profissional observa, apóia, comunica, orienta e educa, contribuindo para a manutenção da saúde ótima e fornecendo cuidados na doença, até que o clientepaciente seja capaz de assumir a responsabilidade pelo preenchimento de suas necessidades humanas básicas (ARONE;PHILIPPI, 2010,p.14).
De acordo com as autoras “a profissão de enfermeiro existe para atender às necessidades de saúde das pessoas” (ARONE; PHILIPPI, 2010, p.14).
O enfermeiro deve ajudar o paciente a manter o equilíbrio físico e mental a fim de melhor adaptação do paciente com a doença (ARONE;PHILIPPI, 2010).
O paciente e o profissional têm um contato íntimo “o paciente passa mais tempo com o profissional de enfermagem do que com qualquer outro membro da equipe da saúde”(ARONE;PHILIPPI, 2010, p.59). E este contato que ajuda a conhecer melhor o paciente é através da observação.
Observação é o ato, hábito ou poder de ver, notar e perceber; é a faculdade de observar; é prestar atenção para aprender alguma coisa; é examinar, contemplar, notar algo mediante a atenção dirigida (ARONE; PHILIPPI, 2010, p.59).
Ainda segundo as autoras, “a observação deve ser efetuada em todas as circunstâncias das atividades profissionais” (ARONE;PHIFIPPI,2010,P.61). E o desenvolvimento da capacidade de observar dura a vida toda, somente com a prática é que o profissional vai desenvolvendo essa habilidade de reconhecer os fatos referentes à sua profissão (ARONE;PHILIPPI,2010). Mas, não é apenas observar o comportamento do paciente, o profissional de enfermagem necessita considerar vários outros aspectos, com ressalta as autoras.
Para que haja compreensão realística do que vê, sente e escuta, o profissional de enfermagem precisa fazer uma análise pessoal, considerando as razões