A obesidade nua e crua
Junto com a obesidade não vem só quilos a mais, vem também problemas relacionados com a doença. Dados do ministerio da saude mostram que o número de pessoas acima do peso avançou de 42% em 2006 para 48% em 2011, números preocupantes que deveriam ter uma importância maior na sociedade, gerando uma preocupação maior nas praticas saudáveis de alimentação e na pratica de exercícios físicos que evitem o sedentarismo, e mesmo assim as pessoas continuam a não ter conhecimento dos problemas provenientes da obesidade, que por sinais são muitos. Eles se dividem tanto em doenças físicas quanto psicológicas. Essas doenças podem ser causadas pela má nutrição, que também está relacionada à falta de exercícios, erros alimentares e ao atual ritmo de vida..
PROBLEMAS RELACIONADOS À OBESIDADE
PROBLEMAS MÉDICOS:
Diabetes: é caracterizado pelo aumento de glicose no sangue por deficiência ou por resistência à insulina. Existem dois tipos, e apenas o tipo II é causada pela obesidade e outros fatores ambientais. Podemos citar alguns fatores de risco, como histórico familiar de diabetes, sedentarismo, obesidade, doenças coronarianas e outros. A prevenção do diabetes tipo II pode ser feita através da manutenção do peso ideal, prática de atividade física, não fumar, controlar a pressão arterial e evitar medicamentos que possam agredir o pâncreas, como cortisona e diuréticos.
Hipertensão: é outro problema comum entre os obesos. Um estudo americano mostrou que 75% dos hipertensos são obesos. O motivo é a alta produção de insulina; por isso, muitas vezes, o obeso não é diabético, mas tem problema com a pressão alta. A insulina funciona na manutenção do tamanho dos vasos sanguíneos e também favorece a absorção de água e sódio. Uma alimentação não balanceada somada à compressão dos vasos sanguíneos resulta na pressão alta, que aumenta os problemas no coração.
Apnéia: é a parada respiratória involuntária durante o sono, muito comum entre os