A núbia
Por milênios, a Núbia tornou-se um ponto de encontro entre os egípcios – e, consequentemente as civilizações do mediterrâneo – e os povos negroides da África Subsaariana.
A antiga Núbia tem um histórico de 45 séculos, divididos em dois momentos distintos. No primeiro período, os núbios foram dominados por civilizações externas, tornando-se periferias. Nesse tempo a documentação e os testemunhos são fartos.
Em contrapartida, o segundo período é constituído de pouquíssimas fontes, muitas vezes, chegando a serem reduzidas a hipóteses e relatos inexatos, escritos por cronistas clássicos, pois muito da escrita deixada pelos reinos núbios ainda não foi totalmente decifrado. A História da Núbia que nos propomos a pesquisar está relacionada ao segundo período, daí a necessidade das fontes históricas compostas pelo trabalho árduo de arqueólogos, cronistas e historiadores para a concretização deste trabalho.
Sua população, na época aqui considerada, talvez tenha aumentado de mais de dois milhões para cerca de três milhões de habitantes. As maiores concentrações de população ficavam na parte sul do país, onde as condições naturais eram as melhores para a agricultura irrigada .
A Núbia (entendida como a parte do país nilótico ao sul do Egito) na expansão egípcia