A importância de redes de computadores
1. Qual a diferença entre um HUB e um SWITCH? Hubs são dispositivos concentradores. Eles recebem as conexões dos pontos da rede e centralizam sua distribuição em redes com topologia barramento, ao enviar um dado ao computador de destino, a rede fica indisponível até o final da transmissão. O switch funciona como ponto central que redistribui os sinais encaminhando-os apenas aos pontos de destino corretos, ou seja, podem-se enviar os dados ao computador de destino sem que a rede fique indisponível para os outros usuários.
2. De acordo com o material e o que foi visto em aula, qual é a diferença entre um SWITCH e um ROTEADOR? Eles sabem para quem estão enviando as informações? O switch somente repassa os dados vindos do computador de origem para o computador de destino, deixando os outros computadores da rede liberados para se comunicarem entre si, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar os dados ao mesmo tempo à máquina de origem. O roteador é um equipamento utilizado em redes de maior porte, além de fazer a mesma função do switch, ele traça o melhor caminho na rede para que o arquivo chegue ao seu destino mais rápido. Ambos sabem para onde estão enviando as informações.
3. Considere que uma pequena empresa tem os seguintes equipamentos: Seis estações de trabalho (A, B, C, D, E e F), um switch Ethernet de 8 portas que implementa VLAN e um roteador IP com 2 portas Ethernet. O profissional de redes da empresa deseja configurar duas redes IP distintas (uma com as estações A, B, e C e outra com as estações D, E e F) interligadas pelo roteador. O endereço IP que a empresa possui é 200.32.150.0, máscara 255.255.255.240.
a) Ilustre a topologia de rede da empresa, comente como será feita a configuração de VLAN’s do switch; [pic]
VLAN 1: portas 1, 2, 3 e 4 do switch Ethernet
VLAN 2: portas 5, 6, 7 e 8 do switch Ethernet
b) Indique os endereços IP e máscaras de sub-rede de cada rede