A NOÇÃO DE DIFERENCIAÇÃO DE ÁREAS NA CONCEITUAÇÃO DE REGIÃO.
A NOÇÃO DE DIFERENCIAÇÃO DE ÁREAS NA CONCEITUAÇÃO DE REGIÃO.
VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
OUTUBRO DE 2010 A noção de diferenciação de áreas varia de acordo com o conceito de região que será empregado para se definir a formação de determinada região. Um conceito bastante variável, uma vez que sofre influência das varias correntes geográficas, com significados diferentes, cada um com sua devida importância para a formação de uma região. Marcado por cinco classes sintéticas: espaço, lugar, território, paisagem e região, a cada momento histórico se afirmavam certa categoria na tentativa de compreender o espaço geográfico, é interessante ressaltar que o surgimento e a analise de uma categoria não anula as demais se dando muitas vezes de forma simultâneas estes estudos. Trabalharemos aqui com a noção de diferenciação de área na conceituação de região. A Geografia Regional procurava estudar as unidades componentes da diversidade real da superfície terrestre . Em cada lugar, área ou região a combinação e a interação das diversas categorias de fenômenos refletiam-se na elaboração de uma paisagem distinta, que surgia de modo objetivo e concreto tais características são questionadas pelas correntes do pensamento geográfico, que passam a analisar o conceito de região de forma singular. É importante também observamos que as correntes de pensamento geográfico, além, de procurar compreender o espaço, esteve diretamente ligadas a interesses de expansão capitalista.
“Semelhante á luta pela vida, cuja finalidade básica é obter espaço, as lutas dos povos são quase sempre pelo mesmo objetivo. Na história moderna a recompensa da vitória foi sempre um proveito territorial”
(MORAES,2007,P 69)
Na região naturalista propostas pelas correntes deterministas a região natural é entendida como uma parte da superfície da terra , um ecossistema onde seus elementos acham-se integrados e são integrantes. Influenciadas pelas