Organização Espacial
Lucas Bezerra do Nascimento
Região Espaço e Território
ProfºDr Lucas L Fuini
Ourinhos/2014
RESENHA CRÍTICA
CORREA, R. L. A. Região e Organização Espacial: Organização Espacial; Ed. Átila; São paulo, 2000
O Autor
Roberto Lobato Azevedo Corrêa é graduado em Geografia (1961), mestrado em Geografia Urbana (1974) e doutorado em Geografia (1999). Atualmente é professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço, cultura, rede urbana, geografia cultural e redes.
Resumo da obra
O texto “Organização Espacial” extraído de seu livro “Região e Organização Espacial” expõe a opinião do autor acerca deste tema tão discutido na geografia. Para tal, CORRÊA busca não apenas defini lo, mas também fazer um recorte histórico de autores clássicos da Geografia dos quais já abordaram este tema.
Os parágrafos que precedem a discussão, propriamente dita, do tema proposto por CORRÊA, o autor dá uma visão geral sobre a discussão da natureza da geografia em relação ao seu objeto, seguindo autores como Ratzel, Vidal de la Blache e Hartshorne. Segundo o autor, o objeto a ser estudado pelas ciências sociais é a sociedade, porém, cada ciência social tem uma analise, uma perspectiva diferente sobre um mesmo objeto. Partindo desse princípio, muitos autores da geografia afirmam: “ a objetivação do estudo da sociedade pela geografia faz se através de sua organização espacial.” (pág 52)
O tópico Organização Espacial: uma conceituação analisa, historicamente, a intervenção do homem na natureza em busca de suprir suas necessidades, envolvendo um trabalho organizado coletivamente para a produção e repartição entre os homens. O progresso do homem fez com que descobrissem técnicas das quais proderiam ser utilizadas para poder modificar a natureza, como a extração de matéria prima, como tecidos, alimentos e