a nova psicologia
E um termo Alemão de difícil tradução.
O termo mais próximo seria forma ou configuração não e utilizado, por não corresponder exatamente ao seu real significado.
A Psicologia da Gestalt tem o seu berço na Europa, surge na fragmentação das ações dos processos humanos realizadas pelas tendências da psicologia do século 19, postulando a necessidade de se compreender o homem como totalidade a Gestalt e a tendência mais ligada à filosofia.
Influencia que antecedem a Psicologia Gestalt:
No final do século passado muitos estudiosos procuravam compreender o fenômeno psicológico em seus aspectos naturais (principalmente no sentido da mensurabilidade). A Psicofísica estava em voga.
Ernst Mach (1838-1916), físico, e ChristianVon Ehrenfels (1859-1932), filósofo e psicólogo, desenvolviam uma psicofísica com estudos sobre as sensações (o dado psicológico) de espaço-forma e tempo-forma (o dado físico) e podem ser considerados como os mais diretos antecessores da Psicologia da Gestalt.
Emmanuel Kant (1724-1804), onde ele apresentou a ideias que os elementos ou objetos são percebidos e são organizados mentalmente de forma que apresente alguma situação e não por meias associações.
Willian James (1842-1910) Ele se opôs à tendência do elementarismo na psicologia, também foi percurso da escola de psicologia da Gestalt. James considerava os elementos da consciência como abstrações artificiais. Afirmava que as pessoas vêem os objetos como uma unidade, e não como pacotes formados de sensações.
Franz Brentano (1838-1917) Defendia uma observação menos rígida e mais direta da experiência na forma como ela ocorre.
Brentano estava mais próxima dos métodos mais recentes dos psicólogos da Gestalt.
Outra influência anterior foi o movimento ocorrido na filosofia e na psicologia alemãs, conhecido como fenomenologia, doutrina baseada na descrição imparcial da experiência imediata na forma como ela ocorre.
Psicologia Gestalt
A psicologia de