A nova ldb ranços e avanços
SINTESE DO TEXTO: LEI SIM, RIGIDA NÃO, OU A MÃO DO SENADOR
O senador Darcy Ribeiro sempre foi resistente, obstinado e teimoso como educador. Ele lutava e defendia seus ideais educacionais. Nunca gostou de se imaginar paradigmático e impor paradigmas aos outros. Talvez o que mais o marcou foi a escola de tempo integral, apenas em parte bem sucedida no estado do Rio de Janeiro e bastante amarrotada após a experiência imprevista de Fernando Collor que decidiu tornar obrigatória ao país inteiro.
Como foi apenas um programa de construção e não exatamente de educação, foi diminuído na direção na direção da atenção integral, em vez de tempo integral, hoje não existe como proposta oficial a não ser nas experiências locais, cercadas de vários problemas, a começar pela difícil manutenção, capacitação de docentes que sejam capazes de trabalhar com uma carga horária maior e salários baixos que não dar para suprir suas necessidades.Pois esta é uma proposta que requer planejamento e organização da estrutura física a estrutura humana .
Vemos que no Art. 34, ao falar da jornada escolar, estabelece pelo menos “quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola “. E no Segundo acrescenta: “O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino”. Esse tipo de formulação veio do defensor nacional da escola de tempo integral,mostra claramente o espírito de abertura,que compreende uma lei mais como indicação de caminhos alternativos do que um cerco fechado feito para desincentivar iniciativas.
O texto ficou flexível a várias interpretações, quando diz que a permanência fica “a critério dos sistemas de ensino”, Na prática não temos nenhum critério de ampliação a não ser a boa vontade e interesse por parte de alguns responsáveis. Como muitas outras coisas que são apenas discutidas e colocadas no papel, essa é apenas mais uma