Relatorio metodo de mohr
A Química Analítica Quantitativa consiste na quantificação de uma certa amostra através da adição de um padrão. Quando se é determinada a concentração da amostra através da adição de um volume de um determinado padrão, denomina-se Análise Volumétrica. Dentre os tipos de volumetrias estão:
- Titulação ácido-base
- Titulação de precipitação
- Titulação complexométricas
- Titulação de oxidação-redução [1]
Uma reação com formação de precipitado pode ser utilizada para titulação, desde que se processe com velocidade adequada, que seja quantitativa e que haja um modo de determinar o momento em que o ponto de equivalência foi alcançado. Estes métodos são conhecidos por titulação de precipitação. Os processos mais importantes na análise volumétrica de precipitação utilizam o nitrato de prata como reagente (processos argentimétricos). [2]
Neste tipo de titulação por precipitação há a precipitação de íons Cl- ou Br- através da adição de nitrato de prata (AgNO3) formando precipitados insolúveis de AgCl e AgBr.
Baseado nos diferentes tipos de indicadores, podendo eles serem de adsorção ou específicos, existem três tipos de formação de precipitados:
- Formação de um precipitado colorido (Método de Mohr)
- Formação de um complexo solúvel colorido (Método de Vollard)
- Formação de um precipitado colorido devido à adsorção de um indicador sobre a superfície do sólido (Método de Fajans)
O Método de Mohr é um método argentiométrico direto de titrimetria por precipitação, que tem como indicador o Cromato de Potássio K2CrO4, e consiste na precipitação de íons Cl- e Br- através da adição de nitrato de prata AgNO3 formando precipitados brancos insolúveis de AgCl e AgBr . Quando se atinge o ponto de equivalência, toda amostra reagiu quantitativamente com o nitrato, e, ao adicionar uma gota em excesso do padrão de prata, este excesso reage com o indicador de cromato de potássio fazendo com que o precipitado branco se torne um precipitado