relatório metodo mohr e fajans
Volumetria de precipitação: método de Mohr e Fajans
Discentes:
Adriano Pozzo Maioralli
Gabriel Calister Portari
Waleska Cidrão Barrére
Docente:
Prof. Dr. Mário Henrique Gonzalez
04/12/2014
1. INTRODUÇÃO
A detecção do ponto final para titulações de precipitação normalmente é feita com eletrodos ou indicadores. Discutiremos aqui alguns métodos com indicadores aplicados à titulação de Cl- com Ag+. As titulações que utilizam o Ag+ como titulante são chamadas titulações argentométricas.
a) Titulação de Volhard A titulação de Volhard é uma titulação de Ag+ em uma solução de HNO3. Para a determinação de Cl- é necessária uma titulação de retorno. Primeiro, o Cl- é precipitado por uma quantidade conhecida e em excesso de uma solução-padrão de AgNO3.
Ag+(aq) + Cl-(aq) AgCl(s)
O excesso de íons Ag+ é titulado com uma solução-padrão de KSCN (tiocianato de potássio) na presença de Fe3+.
Ag+(aq) + SCN-(aq) AgSCN(s)
Quando todo o Ag+ tiver sido consumido, o SCN- reage com o Fe3+ para formar um complexo de cor vermelha.
Fe3+(aq) + SCN-(aq) FeSCN2+(aq)
b)Titulação de Fajans A titulação de Fajans utiliza um indicador de adsorção. Para vermos como esse processo ocorre, devemos considerar a carga elétrica na superfície do precipitado. Quando Ag+ é adicionado ao Cl-, haverá um excesso de íons Cl- em solução antes do ponto de equivalência. Alguns íons Cl- são adsorvidos seletivamente na superfície do AgCl conferindo uma carga negativa à superfície do cristal. Após o ponto de equivalência, há um excesso de Ag+ na solução. A adsorção de cátions Ag+ na superfície do AgCl cria cargas positivas sobre o precipitado. A mudança abrupta da carga negativa para a carga positiva ocorre no ponto de equivalência.
c) Titulação de Mohr O método de padronização pelo método de Mohr baseia-se em titular o nitrato de prata com solução-padrão de cloreto