Superficial
Esses tipos de fundações têm um custo menor e muito fácil de ser executada na construção civil. Isso se dá deve pela simplicidade da construção dos elementos de fundação que dispensa a utilização de equipamentos com uma maior sofisticação, isso ocorre tanto na sua execução quanto na locação dos elementos no canteiro, e também pelo fato de elas serem bem na superfície do terreno.
As fundações superficiais podem ser ainda isoladas quando o elemento suporta apenas a carga de um pilar que passa pelo seu Centro de Gravidade, ou excêntrica quando a resultante das cargas aplicadas não passa pelo Centro de Gravidade da base, é o caso das fundações em divisa de terreno. Usualmente, uma fundação com carga excêntrica é associada por meio de uma viga de equilíbrio, com a de um pilar mais próximo.
Para obter-se a tensão admissível para esse tipo de fundação é necessário que seja feita a utilização e interpretação de procedimentos seja ele provas de cargas em placas ou métodos teóricos e métodos semi-empíricos aliados a tensão máxima aplicada ao solo que atenda às limitações de recalque ou deformação da estrutura. Incluem-se neste tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radiers, as sapatas associadas, as vigas de fundação e as sapatas corridas.