A Nova Gestão Pública: Casos Pioneiros
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ALUNO: GERALDO SIMÕES DE AGUIAR –
Atividade de Aprendizagem
Capitulo 3 - A Nova Gestão Pública: Casos Pioneiros
1. Descreva as principais características do Estado Gerencial, procurando mostrar como ficam suas estruturas organizacionais e as propostas para os servidores públicos.
-Político-econômico: faz referência ao compromisso entre o Estado e o capitalismo no sentido da convivência entre o livre mercado e a provisão estatal dos direitos à cidadania.
-Social: diz respeito à garantia da satisfação das necessidades da sociedade britânica.
- Organizacional: faz referência à construção de formas de coordenação baseadas na Administração Burocrática e no profissionalismo.
A partir destes enunciados básicos compilados do fascículo para qualquer ato de desenvolvimento organizacional podemos partir para definir e mostrar como interpretar os eventos: O Estado Gerencial necessita de parcerias com o setor privado, flexibilidade, estruturas organizacionais mais enxutas, amplo uso de tecnologia de informação, um núcleo estratégico que cuide das atividades exclusivas do governo, como as forças armadas e a polícia, delegue aos setores privados os serviços que não são exclusivos do governo, como a saúde e a educação, grandes terceirização dos serviços e privatização de empresas estatais.
O Estado Gerencial é fundamentado em resultados e orientado pelos mercados. Os servidores adotaram a pratica do Accountability, ou seja, a responsabilização pelas ações dos servidores para com a sociedade e ao invés de burocratas, gerentes.
2. Elabore uma síntese com as principais características das quatro experiências internacionais de implantação da NGP, mostradas nesta Unidade.
Nas quatros experiências mundiais que surtiram resultados positivos, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos, a implantação da Nova Gestão Pública teve