A negociação como fator de consolidação de parcerias nas empresas
A Negociação como Fator de Consolidação de Parcerias nas Empresas [Rio de Janeiro] 2000.
X, 52 p. 29,7 cm (LTDS/PEP/COPPE/UFRJ, Especialização, Gestão de Iniciativas Sociais, 2000).
Monografia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
1. Negociação
2. Parcerias nas empresas.
I. COPPE/UFRJ II.Título (série)
AGRADECIMENTOS
A DEUS, o Alfa e o Omega da minha vida, cuja presença forte, acolhedora e permanente me impulsiona cada vez mais para a busca do conhecimento e da SABEDORIA.
A Jucineide França Vilar Paes de Andrade, Coordenadora Operacional do SESI - PE que por confiar, conquista, por acreditar, estimula cada um a fazer sempre o seu melhor.
Ao Serviço Social da Indústria de Pernambuco, que oportunizou acréscimos ao saber diariamente vivenciado.
Ao Professor Paulo Barcellos, cuja paciência, sobriedade e arte de transmitir permitiram a compreensão, e facilitaram a organização das idéias.
E a você Fernando, marido afetuoso e tolerante, remo seguro da minha embarcação de aprendiz. Por você e por Fernandinho, em nenhum momento fiquei à deriva.
A cada um, a minha mais profunda e sincera gratidão.
Resumo da Monografia apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários a obtenção do grau de especialização.
A NEGOCIAÇÃO COMO FATOR DE CONSOLIDAÇÃO DE PARCERIAS NAS EMPRESAS
Debora Cardoso Xavier
Novembro, 2000.
Orientador: Paulo Barcellos
Programa: Gestão de Iniciativas Sociais.
As alianças entre empresas são vistas habitualmente como um fim em si mesmas, sem que se leve em conta serem elas apenas o meio do qual as técnicas se utilizam para alcançar um objetivo estratégico. Partindo dessa premissa, conclui-se que, por trás da aliança, está a estratégia de negócios.
Apesar de ser uma constante no dia a dia do indivíduo, o tema negociação é relativamente novo do ponto de vista teórico, e ainda carece de definições conceituais. O negociador