Atps
Profa. Tania Cristina Carneiro
COLOCANDO O PLANO DE NEGOCIOS EM PRATICA:
A Busca de Financiamento
Os tipos de financiamento são divididos em dívida ou equidade. No primeiro caso, o dinheiro emprestado é assegurado de alguma forma com algum tipo de propriedade (garantias). Equidade equivale a uma quantia de capital injetado no negócio, usualmente em dinheiro ou em forma de ativo.
O plano de negócios torna-se então, essencial para o empreendedor buscar capital e os investidores também saberem onde irão aplicar o seu investimento.
Economia pessoal, família, amigos
Torna-se o tipo mais comum, sendo conseguido por fatores pessoais, amizade e confiança.
A vantagem do empréstimo com a família ou os amigos como forma de buscar um capital é que este processo torna-se simples e rápido e o empreendedor não precisa abrir mão de ações da empresa. A desvantagem ocorre no risco do próprio negócio em não crescer e não ter como honrar seus compromissos.
Angel Investidor (Investidor “Anjo”)
O Angel é um capitalista de risco que possui dinheiro e busca alternativas para obter melhor rentabilidade para esse dinheiro e também para diversificar o seu negócio principal. Geralmente esse dinheiro é concedido em troca de uma participação acionária.
Fornecedores, parceiros estratégicos, clientes e funcionários.
Em se tratando de uma pequena empresa, o empreendedor através de uma boa negociação pode se socorrer a fornecedores, parceiros, clientes e funcionários, a fim de manter seu capital de giro e o fluxo de caixa positivo. A simples negociação com o fornecedor em parcelar uma compra para a matéria prima e até mesmo obtendo carência para o seu pagamento pode ajudar a empresa.
O mesmo ocorre com os parceiros estratégicos, sendo recompensados no futuro e há clientes que antecipam o pagamento das mercadorias, em troca de descontos ou outros benefícios, financiando