A natureza contraditória do espaço geográfico
IGEO – Instituto de Geociências
Disciplina: Geografia Agrária
Docente: Noeli Pertile
Discente: Rodrigo Leonardo de Almeida Nicolau
Fichamento
SILVA, Lenyra Rique da. A natureza contraditória do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 1991. p 50 – 82. (Caminhos da Geografia)
p 50 “O resultado do trabalho humano, isto é, de fração de natureza humana, objetivada na coisa feita ou produzida, percorre o mundo inteiro.”
p 50 “O homem é o espaço, está no espaço e produz espaço a um só tempo. Espaço social. Isto se dá por meio de sua propriedade, pela função e pelo resultado dessa propriedade.”
p 51 “O homem sem posses ou propriedades de bens matérias está no espaço por meio da função natural-histórica da propriedade de sua força de trabalho: o trabalho”
p 51 “O assalariamento é fruto da venda da coisa força de trabalho em qualquer atividade social...”
p 51 “Os donos das riquezas e dos meios através dos quais eles colocam o trabalho da força de trabalho comprada para criar mais valor estão no espaço.”
p 51 “A função de sua força de trabalho se realiza para si, enquanto a dos trabalhadores assalariados ou de muitos pequenos produtores aparentemente independentes é consumida pelos seus patrões, declarados ou não. Todos estão no espaço pelo trabalho. Com a diferença de que os que consomem sua força de trabalho para si e os proprietários dos meios de produzir estão inteiros e os outros estão mutilados.”
p 52 “A “casta” dos executivos é uma criação nova do capital oligopolista. Apesar de eles deterem certos privilégios, não deixam de ser “coisas” necessárias para os grupos aos quais estão subordinados. Eles estão no espaço pela ação alienante e ao mesmo tempo alienadora.”
p 53 “Em síntese, queremos apontar o alto grau de falta de consciência material dos ungidos do capital de um lado, e de outro, dos trabalhadores que não estão no espaço pelo trabalho político consciente libertador.”
p 53 “O