A MÚSICA
R.: Quando a criança começa a aprender seu próprio nome ela passa a entender a diferença entre letras, desenhos e números, e percebe que existe uma diversidade muito grande de letras, o que possibilita a formação de muitas palavras. Percebe também a vontade e a necessidade de registrar seu nome em diversos lugares e em diversas situações. A prática da escrita de seu próprio nome dá a ela habilidades grafomotoras. 02. Qual a importância do Fichário no trabalho com o nome próprio?
R.: O fichário possibilita à criança o aprendizado de diferentes formas gráficas, auxiliando na memorização da letras. 03. Qual a importância do Bingo de palavras no processo de alfabetização?
R.: Jogando Bingo a criança descobre uma maneira divertida de conhecer as palavras, e começa a memorizar os formatos e os sons das letras. 04. Quais possibilidades as letras móveis trazem para o trabalho do professor nos anos iniciais?
R.: Através das letras móveis o professor consegue incentivar a criança no treino de seu próprio nome, assim como nas tentativas de formar outras palavras.
05. Por que utilizar rótulos e embalagens no trabalho do professor dos primeiros anos do Ensino Fundamental?
R.: Quando explicamos à criança a importância de conhecermos os produtos que consumimos, e a conscientizamos dos perigos existentes à nossa volta, ela passa a se interessar pela leitura de placas, rótulos e embalagens, despertando assim a necessidade de ler para entender essas informações.