A Música e a Censura na Ditadura Militar
Fabio Chieranda Nº 06 2ºB
Gustavo Silveira Nº 10 2ºB
Pesquisa
A Música e a Censura na Ditadura Militar
Prof.ª Andréa
Introdução
A Ditadura militar foi o período no qual o Brasil foi governado por marechais e generais, na seguinte ordem de mandato: Humberto de Alencar Castelo Branco (1964-1967); Artur da Costa e Silva (1967-1969); Emílio Garrastazu Médici (1969-1974); Ernesto Geisel (1974-1979) e João Figueiredo (1979-1985).
O voto (e nem tampouco a opinião) popular contava sob a ordem dos militares. Eram, todos eles, eleitos por eles mesmos, entre Generais e Marechais. O período durou 21 anos – desde 1964 até 1985.
O temor pelo Comunismo e o Golpe Militar
A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. O mundo vivia na Guerra Fria, na época, e o comunismo era temido por grande parte do povo.
A Rede Globo e demais veículos de comunicação pediram intervenção militar na época. O povo saiu nas ruas para pedir aos militares que tomassem o poder. Na época, João Goulart (quando ainda era vice de Jânio) chegou a visitar a República Popular da China, em missão diplomática, mostrando seu apresso pelo Socialismo. O presidente da República Jânio Quadros, anteriormente, havia recebido o líder comunista e revolucionário, Che Guevara, condecorando-o com a Grã