A música Como Possibilidade Pedagógica de Desenvolvimento Integral da criança nos anos Iniciais
Esta pesquisa tem intenção e objetivo de compreender o trabalho do educador nos anos Iniciais do Ensino Fundamental na prefeitura de são Bernardo do Campo, no que concerne ao uso da música como recurso didático e metodológico para auxiliá-lo no ensino aprendizagem das crianças.
Esta pesquisa poderá ser feita através de entrevistas com um determinado grupo de professores em uma escola da rede municipal de São Bernardo do campo. Além da análise de um projeto de Música na prática.
Pretende- se buscar a resposta para algumas questões como: A música pode ser usada como recurso para o desenvolvimento integral da criança no Ensino Fundamental para o qual se considera os aspectos físicos sociais e psicológicos? Porque a música é mais valorizada na Educação infantil do que na Educação Fundamental? A música é importante instrumento para auxiliar o professor na alfabetização? Será que o professor tem formação suficiente para trabalhar a música em sala de aula?
O interesse por este tema é porque a música torna o ensino mais lúdico e consequentemente mais atrativo para as crianças que naturalmente gostam de um ambiente lúdico, além disso, percebe-se que a música é mais utilizada como recurso didático e metodológico na Educação Infantil do que Na Educação Fundamental, por isso, pretende-se comprovar que é possível dar continuidade do trabalho que é feito na Educação Infantil.
Sabe-se que antes do nascimento, a criança já tem um contato com alguns sons, tais como silêncio e a batida do coração da sua mãe, e que ao nascer começa a realizar um contato maior com o mundo que a rodeia repleto de sons. Assim, quando começa a freqüentar a Educação Infantil deveria desenvolver um contato formal com a música, mediada pelo seu educador que a apresentaria com os diferentes ritmos presentes na cultura em que