A má influencia da linguagem virtual na escrita dos adolescentes
Diego Luís Barros dos Santos
RESUMO
Este trabalho ressalta a importância do bem escrever e visa alertar aos adolescentes, púbico alvo deste artigo, os cuidados que devem ter para com a aplicação da maneira correta do uso da escrita em relação à linguagem, buscando esclarecer os locais corretos do seu emprego coloquial e formal.
Palavras-chave: Linguística. Internet. Adolescentes.
INTRODUÇÃO
A evolução humana, desde o tempo primitivo, fora marcada pelas descobertas. O homem descobre o fogo, cria objetos de caça, roupas feitas de pele animal e desenvolve nas cavernas um dos primeiros meios de informação; as pinturas rupestres. A partir desses e de muitos outros avanços, o homem começou a desenvolver uma maneira de comunicação, que mais tarde tornou-se universal: a escrita.
Incitando mudanças e acelerando o progresso da humanidade de forma ampla, a escrita fez com que a sociedade chegasse a toda essa tecnologia de informação e comunicação, tendo seu auge com o descobrimento e uso da internet, como forma mais veloz de troca de informações e dados. Esse novo meio acarretou no surgimento de uma nova linguagem, usada, principalmente, entre a juventude, denominada “linguagem virtual”. Consequentemente, a linguagem formal começou a sofrer alterações na sua forma escrita. A partir daí, visa-se auxiliar, através de um esclarecimento aqui exposto, como não misturar o uso da linguagem coloquial (aqui apresentada através da linguagem virtual) com o uso da linguagem formal.
Causando sempre muitas dúvidas, o emprego adequado da língua portuguesa até hoje é motivo de grande estudo. Além de expressar-se convenientemente, o individuo deve saber bem escrever o que pensa, mas quando se analisa o seu uso na “rede”, essa maneira célere de comunicarem-se, ver-se que os usuários que dela desfrutam, buscam acompanhar a velocidade de sua navegação e, como consequência, querem, assim também, expressar suas