Leitura
- O hipertexto.
- Os tipos de leitores.
- A comunicação através da internet (internetês).
1. TEMA
A influência da ciberleitura no ensino de Língua Portuguesa.
2. INTRODUÇÃO
A sociedade atual associa-se ao mundo dos computadores, e particularmente, da internet – o ciberespaço. A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, “um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.” (PEREIRA, 1999). Em consequência, os professores de Língua Portuguesa devem estar atentos a essas mudanças em relação ao ensino dos diferentes usos da língua, pois a ciberleitura está inserida nesse contexto e presente na vida dos estudantes. A tecnologia permitiu que essa atividade deixasse de ser exclusiva de indivíduos com saber e formação específicas e viabilizou que pessoas com diferentes níveis de escolaridade, crenças e nacionalidade se tornassem autores, leitores e interlocutores, acelerando ainda mais o processo de globalização cultural.
O uso da informática, especialmente a internet, possibilita que professores e alunos se comuniquem, troquem informações, o que, de certa forma, facilita o contato entre eles. Nesse sentido, ensinar por meio de ferramentas de internet, conduz o aluno a um momento de experimentação, levando-o a procurar respostas às suas questões, o que auxilia na busca de seu próprio processo de conhecimento e de suas capacidades. O computador, portanto, será o instrumento que ajudará o professor a propiciar as condições necessárias para os estudantes “exercitarem a capacidade de procurar e selecionar informação, resolver problemas e aprender independentemente” (VALENTE, 1989).
3. JUSTIFICATIVA
Vivemos atualmente um novo paradigma cultural, no qual “as imagens, a comunicação e a informática ocupam um papel preponderante na formação da sociedade e, sobretudo, na