A Musica No Peru
Grupo: Marcus Vinicius
Jullyana Pedroni
Gustavo Miller
Gabriely Pesca
A música do Peru é deveras eclética, dada a variedade cultural do país. Como em qualquer outro assunto referente à esta nação, muito do que se canta e dança hoje tem origem em sua descendência indígena.
A cumbia é bastante popular, por suas letras pornográficas e dança ridícula, talvez por refletirem um ideal não alcançado pelos peruanos, ou seja, o sex appeal e a beleza feminina.
Ainda há a chamada danza criolla, a qual eu tenho medo de conhecer, e o rock, que mistura as flautas incas com a guitarra, algo tão imperdível quanto o Maguila cantando Samba.
ALGUNS CANTORES
DO PERU:
YMA SUMACK
Yma Sumac, nome artístico de Zoila Augusta
Emperatriz Chavarri del Castillo (Cajamarca, 13 de setembro de 1922 — Los Angeles, 1 de novembro de
2008) foi um contralto peruano. Notável voz devido a suas habilidades únicas de cantar nas áreas correspondentes a soprano, mezzosoprano, contralto, tenor e barítono. Sua classificação de voz, ocontralto virago, é o tipo vocal mais raro existente.
Nos anos 1950, ela era uma das artistas mais famosas da música exótica, e se tornou um sucesso internacional baseado nos méritos de seu enorme alcance vocal que ia acima de três oitavas, o que era habitualmente aclamada por alcançar 4 ½ oitavas.
SUSANA BACA
Apontada pela crítica como a grande embaixadora das tradições mestiças afro-peruanas, Susana Baca apresenta em concerto o mais recente trabalho
“Travesias”, que surge quatro anos depois do álbum
"Lamento Negro" (2002) que lhe valeu um Grammy.
Na bagagem, a cantora peruana traz canções em castelhano, francês, inglês, italiano e até uma em português: Estrela, que no disco se ouve interpretada em dueto com Gilberto Gil, seu autor.
Susana Baca é frequentemente comparada a Cesária
Évora, ou às cubanas Célia Cruz ou Omara
Portuondo, pelo trabalho que tem desenvolvido a partir da vertente mais africana das tradições populares do seu país,