A Mulher no Sistema Politico Representativo”.
O presente estudo é um projeto elaborado para organização e apresentação do tema de pesquisa cientifica escolhida para produção do Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Serviço Social com término em dezembro de 2013 da Universidade São Francisco.
O estudo tem como objetivo a produção de elementos que possam nortear e sustentar a escolha do tema proposto. Tendo como centro da discussão “A Mulher no Sistema Politico Representativo”.
A finalidade deste estudo de pesquisa é levantar elementos que possam responder as indagações a cerca do déficit de mulheres em cargos representativos no município de Guarulhos.
Nesse processo se faz necessário um aprofundamento nos eixos que favorecem ou não esta baixa representatividade, sendo eles: a Mulher, a Politica e o Município de Guarulhos.
Sabemos que os eixos acima correlacionados são extremamente importantes para tornar o estudo efetivo e esclarecedor.
Sendo o pano de fundo desta pesquisa um contexto de exploração e dominação inerente ao sistema capitalista. Este que molda e direciona as relações de acordo com suas necessidades impactando consideravelmente a vida social. Considerando que o objeto de pesquisa encontra-se inserido dentro desta dinâmica; capital, trabalho, e relações sociais; é necessário a compreensão, e os meios no qual o sistema se organiza podendo assim fazer uma análise mais coerente da realidade feminina em relação ao seu viés profissional pela lógica capitalista. A compreensão porque em pleno século XXI ainda se existe uma desigualdade entre os sexos; e porque em certas posições de trabalho estas desigualdades são mais profundas e destoantes; principalmente quando se envolve posições de mando, neste caso em questão o cenário político brasileiro.
Por isso a intencionalidade deste trabalho proposto é responder estas inquietações que envolvem esta discussão.
1 TITULO
Mulher, Poder e desigualdade. Um estudo da realidade da mulher dentro do sistema político representativo