A mulher no mercado de trabalho
RESUMO
No Brasil ainda existe preconceito sobre o desempenho feminino no mercado de trabalho. Com o passar dos anos, índices mostraram que as mulheres conseguem emprego mais fácil que os homens e tem capacidade de exercerem funções que antes eram exercidas somente por estes. Por outro lado elas sofriam e ainda sofrem com as diferenças que persistem até hoje, sendo uma destas as diferenças salariais. Hoje se uma mulher tem a mesma formação que um homem e ocupa um mesmo cargo dentro de uma organização o salário desta é inferior ao do homem. Neste trabalho vamos mostrar o avanço da mulher no âmbito empresarial e como estas vem crescendo e expandindo-se dentre das grandes organizações.
INTRODUÇÃO
A inserção da mulher no mercado de trabalho quebrou muitos paradigmas e preconceitos. Hoje essas mulheres ganham cada vez mais destaque no âmbito empresarial seja a principal função destas o secretariado ou a frente de grandes organizações como empresárias, empreendedoras etc.
Nos primórdios dos tempos a mulher era vista apenas como uma pessoa responsável pelas tarefas domésticas, não podiam opinar em nada, apenas obedecer as ordens dadas pelos maridos. Muitas destas mulheres tinham sonhos que ficavam presos dentro de seus corações com medo de agir em prol de realizá-los.
No entanto, algumas destas muitas mulheres sentiam uma vontade de ir além, de se tornarem independentes daí foram a luta, se juntaram e hoje estão de igual a igual com os homens no mercado de trabalho, sendo que o diferencial entre estes continua sendo o salário mais essa diferença vem diminuindo progressivamente .
A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
Tudo começou entre a I e II guerra mundial, quando os homens iam para a luta e as mulheres assumiam os negócios familiares e no mercado de trabalho. Depois das guerras, mulheres que perderam seus maridos resolveram continuar a trabalhar. Grande parte da mão de obra