Hidraulica
Objetivo
Através de uma rede hidráulica contendo tubos de diferentes diâmetros e com registros em cada um deles,detectar as perdas de carga que ocorrem ao longo da tubulação
Material Utilizado:
Água,tubos de PVC e cobre,bomba d’agua,registros,reservatório de água maior,reservatório menor graduado,manômetro diferencial do tipo U,trena e cronômetro.
O que é Perda de carga?
É a perda de energia dinâmica do fluido devido a fricção das partículas do fluido entre si e contra as paredes da tubulação que os contenha,podendo ser perda de carga linear distribuída ou perda de carga localizada.
Diâmetro dos Tubos e tipo de material de fabricação.
[pic]
Procedimento :Através de um experimento simples,contendo uma rede hidráulica e em cada tubulação há um registro,com oito repetições alternando-se a tubulação a ser utilizada,mantendo aberto apenas o registro da tubulação a ser estudada.
O experimento teve inicio ao acionar a bomba d’agua e o fluido percorrer apenas a tubulação de interesse ,com a anotação da pressão inicial mais a pressão final chega-se ao resultado da perda de carga da tubulação estudada.
A duração de cada etapa do experimento foi de aproximadamente 10 segundos.
Foram utilizadas três formulas, após obter o volume de cada etapa,calculou-se a vazão através da formula Q=V/T onde:
Q: Vazão, V:volume de água,T:tempo
Calculou-se a velocidade através da formula Q=V. A onde:
Q:vazão ,V:velocidade ,A:área do tubo.
A área do tubo foi obtida pela formula: 3,14 .D²/4 ,onde D é o diâmetro do tubo.
E calculou-se também o coeficiente de atrito do tubo através da fórmula :
Hf=f.(L/A).((v^2)/(2.g)) onde:
Hf:perda de carga na tubulação ,f:coeficiente de atrito ,L:comprimento do tubo ,v:velocidade ,g:gravidade (9,8 m/s²)
[pic]
[pic]
Conclusão:Através deste simples experimento, podemos concluir ,quanto maior o coeficiente de atrito maior sera a perda de carga na seção,e que a perda de carga esta diretamente