a mulher no mercado de trabalho
1
A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO
1
Alessandra Teixeira da Cunha Silva.
Resumo:
Este artigo aborda uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre a mulher e sua inserção no mercado de trabalho, como agente econômica e a problemática das relações na sociedade contemporânea. Objetiva ainda questionar o papel da mulher e suas diferenças comportamentais em meio a uma ideologia machista que a coloca numa posição de inferioridade imposta pela sociedade e os fatores de sua situação de dependência até o seu cotidiano atual.
Palavras-chaves : Mulher,econômica, trabalho.
Introdução
O artigo foi elaborado a partir de reflexões sobre o cotidiano feminino.
Surgiram várias interrogativas a respeito desse assunto, tais como a sua situação de inferioridade perante a sociedade, e os fatos sociais determinantes para a independência da mulher. O tema escolhido identifica aspectos que envolvem a mulher economicamente ativa e conscientiza as pessoas sobre o estudo e os diversos obstáculos na inserção da mulher no mercado de trabalho. Este artigo prima, também, pela valorização do papel que as mulheres exercem na sociedade.
Desenvolvimento
O papel da mulher, ao longo da história, foi definido pela sociedade como secundário, na qual prevalecia uma ideologia machista. Foram vários séculos de lutas para conseguir dar início às transformações e conquistas que as mulheres almejavam.
Antigamente, o risco de vida de mulheres/homens eram diferentes, exemplo disso é a mulher que ficava em casa, com os afazeres domésticos e o homem saia para trabalhar fora. A partir da segunda guerra mundial, a realidade de muitas dessas mulheres mudaram, elas viram-se obrigadas a mudar de atitude, a assumir o comando de casa, dos negócios, da família. A partir desses fatos, foram surgindo necessidades diferentes, a mulher saiu de casa para o trabalho e para ajudar complementar a renda da família.
Em resposta as essas dificuldades, a mulher adaptou o seu cotidiano