A Muitas Africas
Conheça um pouco sobre o continente Africano – as muitas Áfricas, Etnias, Cultura e História
Assim como o continente Americano, a África deveria ser tratada no plural, devido o seu tamanho e diversidade de etnias, culturas e naturezas.
A divisão política atual do continente africano é resultado do Imperialismo europeu do século XIX, que buscava novas fontes de energia e matérias-primas e também novos mercados consumidores para seus produtos industrializados. Porém, a verdadeira África seria como o mapa abaixo:
Isso porque o continente africano possui milhares de etnias as quais tem dialetos, culturas, traços físicos, crenças e muitas outras diferenças.
Mas essas diferenças não foram respeitadas pelos colonizadores europeus o que fez a África que conhecemos hoje, marcada por conflitos internos de luta por poder, por ideais separatistas, além de interesses externos pelos recursos minerais(ouro, diamante, cobalto, entre outros) e energéticos(petróleo, gás natural, urânio e carvão) abundantes na região.
África, tão rica e ao mesmo tempo tão pobre!!
África – Aspectos Naturais Clima e Vegetação Mapas Continente Africano - Educação e Vestibular – Resumos e Informação Not1
O Continente Africano é um dos mais extensos e diversos de nosso planeta, com 30.065.00 km² de área e população de 944,4 milhões de habitantes, segundo mais populoso após a Ásia. É formado por 53 países independentes, todos marcados pelo atraso econômico, social e os mais baixos IDHs do mundo, isso em grande parte causado pela exploração e dominação européia durante o Imperialismo.
As regiões com mais concentração populacional são Vale do Rio Nilo, Magreb, Biafra (próximo ao Golfo da Guiné na Nigéria) e a parte sul (com áreas mais desenvolvidas como a África do Sul).
Aspectos Naturais – Geográficos e Geológicos
Possui particularidades como apresentar terras nos Quatro hemisférios (Norte e Sul, Ocidente e Oriente), além de ser cortado por importantes linhas