Africanos
Unidade 1 - Um continente chamado África
Uma das principais características do continente africano é a diversidade cultural e sua História está bastante ligada à História do nosso amado Brasil.
Eu entendo que a vinda dos africanos para o Brasil como escravos nos séculos XVI e XIX, enriqueceram a cultura brasileira com seus costumes bem diferentes, rituais religiosos, culinária vasta e exótica, danças e muita alegria acima de tudo etc.
Somente no século XIX, com o movimento abolicionista, os negros ganharam a liberdade com a assinatura da Lei Áurea (1888). Na verdade isso parece ser tudo que sabemos sobre nossos irmãos africanos... Dados aprendidos em nossas escolas, o Brasil não conhece a fundo a África. O continente africano tem um território muito grande é banhado pelo Oceano Atlântico, pelo Mar Mediterrâneo e pelo Oceano Índico. Alguns estudiosos importantes atribuem a esta região da África o surgimento da humanidade. Os mais antigos fósseis de hominídeos foram encontrados na África e têm cerca de cinco milhões de anos e habitava o sul e o leste da África, evoluíram de tal forma que avançaram, surgindo assim o primeiro homem africano, o Homo sapiens.
Nota: Você sabia que o Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos atrás.
A África sempre esteve na mira dos exploradores, na antiguidade, era muito procurada por povos estrangeiros vindo de outros continentes. Esses povos buscavam na verdade as suas riquezas como sal e ouro.
A atual divisão territorial da África é muito recente, surgiu em meados do século XX com a descolonização européia, ou seja, foi posto um fim ao domínio europeu no continente, mas a áfrica é dependente de ajuda até hoje deste países europeus por causa das guerras, das doenças pestes e principalmente pela extrema pobreza em que a imensa maioria dos países africanos estão mergulhados. África de belezas