Joic Geografia
2115 palavras
9 páginas
Quadro natural e regionalização da África.Relevo e hidrografia
A maior parte do relevo africano é formada de planaltos elevados, sem variações significativas em seu modelado. Esses planaltos sofreram grandes transformações ao longo das eras geológicas. Em algumas porções do continente, porem, é visível a influencia de processos tectônicos recentes, que contribuíram para a formação de altas montanhas no extremo norte e na sua porção leste. No nordeste, como conseqüência de uma rica hidrografia também encontrou grandes vales.
Planalto Setentrional
Nessa porção localiza-se o Deserto de Saara, que ocupa um quarto do território continental.
Planalto Centro-Meridional
Com altitudes medias mais alta que as do Planalto Setentrional, a região compreende o centro-oeste e o sul do continente. A Bacia do Rio Congo e o Deserto do Kalahari são exceções dessa, região, pois, constituem duas grandes depressões.
Planalto Oriental
Região de origem vulcânica, com altitudes elevadas e depressões ou fossas tectônicas que deram origem a extensos lagos, como o Tanganica, o Vitoria e o Niassa.
Um continente com rica biodiversidade
No continente africanos há grande diversidade de climas e de formação d=vegetais. Nele convivem paisagens desérticas, como Saara e o Kalahari, e uma das zonas mais úmidas do planeta, situada na faixa do Equador, que é a Floresta do Congo.
Clima
Encontra-se na África os climas temperados, semiáridos, equatorial, desértico, tropical e mediterrâneo. Essas diversidade se deve, entre outros fatores, ao relevo e ao fato de o continente estar entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio
Vegetação
A vegetação africana é influenciada por seus diversos climas, pela distribuição do relevo e pelas correntes marítimas, entre outros fatores.
Floresta tropicais e equatoriais úmidas.
Estão localizadas na faixa que envolve a linha do Equador. A principal é a Floresta do Congo.
Savanas. Presentes em regiões com estações mais