A moça teçelã
1- O que representa essa lã no conto de Colasanti?
A autora quis retratar a partir um tipo diferente de perfil feminino, a mulher independente, que constrói a cada dia seus sonhos, a mulher que se basta por si mesma, que consegue perceber a interferência negativa do homem em sua vida, e muda a situação a tempo, porém também retrata a mulher apaixonada “cega” de amores pelo seu homem, que faz seus gostos por amor, por acreditar em seus sonhos, para tê-lo ao seu lado.
2- Como podemos definir a mulher do conto? Quais as características que podemos inferir do texto sobre ela? Porque ela sentiu a necessidade de ter um homem ao seu lado mesmo sendo feliz sozinha?
A moça, no conto, é delicada, sensível, criativa, simples, não tem ganância, vive feliz em sua vida, dependendo afetivamente e socialmente só de si mesma. Ao fazer seu tempo e seu espaço, a moça traz, constrói, a necessidade de companhia, de um homem para crescer ao seu lado; ela trouxe alguém para a sua vida, um companheiro, talvez porque, a sociedade a impôs isso, a presença de um homem na vida de uma mulher, ela achou que realmente precisasse.
3- A Partir desse conto o que podemos comparar com a realidade de muitas mulheres hoje?
Na minha analise acredito que a mulher que tece, significa todos os sonhos que vamos construindo e realisando na nossa vida e que chega um ponto que estamos tão felizes com nos mesmas que queremos alguém para compartilhar essa felicidade, só que atualmente e meio difícil acharmos alguém que junte-se aos nossos sonhos, que compartilhe felicidade, as pessoas de hoje são muito individualistas e acabam chegando ao ponto de querer que outra pessoa faça sua felicidade e não a dela própria,e mais ou menos isso que mostra no conto na parte em que o homem pede para ela tecer um castelo, e ela chega ao ponto de parar tudo que ela fazia antes para atender os sonhos do próprio homem não mais o dela.