O que é política
Sendo o homem um ser social, dependente do meio onde vive, nas palavras do autor, “a política passa a ser uma espécie de mal necessário, uma atividade social transformadora pela qual se visa realizar certos fins utilizando-se de determinados meios”.
Desta forma, à atividade política cabe transformar as vontades dos seres ali incluídos em meios de reprodução das relações sociais. Portanto, cabe dizer, segundo o autor, que as vontades individuais são preteridas em favor do interesse coletivo.
Utilizando-se dos estudos marxistas, o autor remonta ao indivíduo como significado do meio onde habita. E sendo o capital aquele que determina a moral, o indivíduo perde seu significado e passa de senhor a servo das coisas, do capital.
A atividade política não pode apenas servir de meio transformador do mundo objetivo (aquele determinado pelo coletivo), mas “singinifica, também, o exercício de uma atividade trasnformadora da consciência e das suas relações com o mundo”. Ou seja, seu papel deve focar tendências prolongadas ao longo do tempo.
Para isto, cita Wolfgang que os movimentos sociais brasileiros não buscam, por exemplo, alterações das políticas trabalhistas, que envolvem toda a sociedade, mas, “na prática cotidiana, a atividade política assume a perspectiva de realizar dimensões humanas mais profundas no relacionamento pessoal, com respeito à diversidade individual e a crítica a formas preseterminadas de conduta”.
O momento decisivo na aquisição de significado político por um movimento social residiria na capacidade de dirigir coletivamente os